quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Educação pública

     A qualidade da educação pública no Brasil rende muitos debates e divergências de opiniões, mesmo nosso país tendo avançado no desenvolvimento da educação nas últimas décadas nós ainda convivemos com baixos índices de desenvolvimento quando comparado com outros países do mesmo patamar que o nosso, mas afinal o que falta para que esta tão sonhada qualidade da educação pública se torne realidade?
     Se fizermos uma reflexão crítica a respeito do tema é possível tirar algumas conclusões. Primeiro eu acredito que o primeiro passo para se alcançar a qualidade da educação é a valorização do profissional que está em sala de aula e quando falo de valorização não estou mim referindo apenas a questão financeira e sim num contexto mais amplo, sabemos que o professor brasileiro é muito mal pago e isso acaba que de certa forma refletindo na qualidade do trabalho desenvolvido, pois para desenvolver um bom trabalho é necessário que o profissional se qualifique e com o salário que recebe nossos professores muitas vezes fica inviável buscar essa qualificação, pois o salário mal dar pra suprir suas necessidades básicas. Outra questão que deve ser discutida mais a fundo é a regularização da profissão de professor, vemos que em outras profissões não é possível exercer a profissão antes de estar formado e qualificado para tal, mas é comum ver acadêmicos da área da educação exercendo a docência sem nem mesmo ter concluído a metade do curso, acredito que esta situação dar certo descrédito a profissão e acaba contribuindo para os baixos índices de desenvolvimento educacionais.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Devaneios opositores

De vez em quando a falida e pobre  oposição de Uruoca, (quando falo pobre e falida não estou mim referindo a questão financeira  e sim a questão de ideias) tenta ser de fato oposição mas  faz isso da maneira mais burra possível compartilhando em redes sociais postagens de adolescentes que ainda cheiram a leite e que pegam um fato isolado da quebra de transporte e fazem a maior confusão. Sejamos coerentes, todo transporte quebra agora o que não dar é usar isso pra dizer que o governo municipal está sendo irresponsável com o transporte escolar de seus alunos não adianta tentar fazer o povo de bobo, toda pessoa que tem um minimo de censo crítico e está acompanhando a realidade em que se encontra nosso país sabe que Uruoca se sobressaí sobre demais municípios do Estado do Ceará, enquanto tem municípios que estão demitindo contratados e reduzindo salários Uruoca até agora está com suas obrigações financeiras em dias junto aos seus funcionários tendo inclusive pago 40% do décimo terceiro salário para todos os seus servidores incluindo até os contratados algo inédito na região, então meus caros contra fatos não há argumentos enquanto vocês não tiverem capital intelectual e ideias para debater com a população de Uruoca seria coerente que ficassem calados pra não mostrar para população a fragilidade e a ausência de projeto de governo pra Uruoca.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

15 de Outubro dia dos Professores.

     Parabéns a todos os professores do Brasil que são guerreiros em suas lutas diárias que mesmo com inúmeras dificuldades doam o melhor de si em prol de uma educação de qualidade, gostaria de parabenizar em especial os professores das Escola Esmerino Arruda Filho(Martinópole) e Domingos Alves Pereira(Paracuá) que são grandes profissionais em busca do desenvolvimento educacional de seus alunos a eles meu "respeito e admiração" que sigamos juntos construindo essa história de sucesso.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Você é o que você pensa.

  Não é difícil de encontrar nas nossas vivências pessoas amarguradas que vivem reclamando da vida e puxando o tapete das outras, que têm uma vida de amargura, esse tipo de pessoa não consegue ver a beleza da vida e vivem pedindo o mal para os outros, muitas das vezes podemos fazer a seguinte reflexão: o que leva as pessoas a terem esse tipo de pensamento? Muitos do que pensamos e desejamos acaba acontecendo de forma direta ou indireta em nossas vidas, ou seja se alimentamos pensamentos positivos, se desejamos o bem pra nós e pros outros isso acaba por se repetir de forma positiva em nossas vidas, mas se fazemos o contrário devemos está dispostos a assumir as consequências sem reclamar da vida.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Quebra de paradigmas?

 Vejo com muita tristeza que pessoas que se dizem esclarecidas defendendo alguns políticos marqueteiros que se aproveitam das conveniências para enganar e ludibriar o povo vejam só, falam de quebra de paradigmas, mas o que é um paradigma? Segundo o que pesquisei paradigma é um modelo que sempre é seguido ou seja é o convencional, então quebrar um paradigma é fugir do convencional, é fazer diferente. O que um certo político da região anda propagando é totalmente o contrário de quebra de paradigma, porque primeiro: pertence a uma oligarquia política que está a quase 50 anos no poder, segundo porque ele utiliza o que há de mais convencional na política então podemos afirmar que ele nada mais é do que uma farsa e os que defendem ele e propaga suas ideias infelizmente ou estão sendo enganados ou são analfabetos políticos.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O que vale a pena

        Na atual conjuntura social em que vivemos nos deparamos com situações que inevitavelmente nos faz refletir o tipo de ser humano que estamos sendo e o que realmente faz a diferença em nossas vidas, será que estamos vivendo plenamente todos nossos sonhos, respeitando as pessoas, dando o devido respeito e atenção aos que estão sempre ao nosso lado ou estamos na contramão disso tudo trilhando caminhos que não nos levará a lugar algum. Num mundo cada vez mais competitivo e carente de bondade se sobressaem  aqueles que tem em sua essência caráter e respeito as pessoas por que tudo nesse mundo é passageiro e que o realmente importa é o que representamos pra nós mesmos e para as pessoas que amamos. 

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ser PROFESSOR!

             Todo dia é dia de refletir sobre a profissão só nós que estamos no dia-a-dia em sala de aula sabemos o tamanho da responsabilidade que nos é dada diariamente. Ser professor na atual conjuntura social e política é mais do que desafiador é um ato de coragem por isso é sempre bom refletir a cerca das seguintes questões: Onde estamos atualmente? Onde pretendemos chegar? E como?
Não é segredo pra ninguém que os governantes do nosso país não dão a devida valorização aos professores somos profissionais a serviço de um sistema educacional falido que não funciona mais é preciso inovar é preciso trilhar novos caminhos mas quando levantamos estas questões o que ouvimos é que a diferença deve ser feita por nós em sala de aula, muitas das vezes temos até vontade e disposição para fazer a diferença mas questões muitos maiores que nossa força de vontade nos impede.
                A diferença deve começar pela valorização da profissão, que o professor  tenha um pouco de dignidade, pois não é possível fazer a diferença em um ambiente de trabalho que não oferece as minimas condições, não é possível fazer a diferença quando o professor tem que trabalhar 300 horas para aumentar sua renda familiar e dar um pouco de conforto pra sua família, não é possível fazer a diferença seguindo um modelo educacional onde o professor é apenas orientado a fazer algo não tendo sua autonomia didática, se formos listarmos o que impede o professor de realmente fazer a diferença em sala de aula com certeza a lista será extensa, mas o mais importante devemos sempre fazer que é refletir sobre nosso papel na sociedade somos formadores de opinião e atores de muitas histórias que podem serem construídas ao longos dos tempos.

Seres humanos ou Desumanos?

        A realidade vivenciada por nós na atualidade muitas das vezes nos obriga a fazermos algumas observações relacionadas ao comportamento de alguns seres humanos ou seria seres desumanos? Quem tem um estilo observador que é o meu caso pode ver como o ser humano pode assumir diferentes papeis dentro de diferentes contextos, nós nem sempre estamos dispostos a reconhecer nossos erros mas somos os primeiros a apontar o dos outros, falamos dos outros mas não gostamos que falem de nós,  alguns querem sempre mais pra si e menos pro outros e pasmem, muitos ver na infelicidade dos outros sua felicidade, muitas vezes estamos mais preocupados com questões irrelevantes do que com o que realmente importa, muitos se justificam há! somos seres humanos estamos sujeitos ao erro, em partes concordo com essa afirmativa, mas até quando vamos nos dar essa desculpa para fazermos um monte de bobagens? Até quando seremos esses seres humanos fazendo coisas desumanas?

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A era das redes sociais

     Vivenciamos atualmente a era das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais conectados no mundo virtual e desconectados do mundo real é impressionante como algumas pessoas não conseguem se desgrudar do celular ou de qualquer outro dispositivo que permita a comunicação virtual. Essa nova era tem despertado nas pessoas comportamentos, creio eu, até então internalizados é de causar risos as atitudes de algumas pessoas nas redes sociais, pra se ter uma ideia sendo um pouco observador já é possível traçar o perfil de alguns usuários das redes sociais, por exemplo consegui selecionar os seguintes perfis: O primeiro é a aquela pessoa super popular nas redes sociais está sempre postando, emitindo opinião, nas fotos são só sorrisos, tem inúmeros "amigos virtuais", mas no mundo real simplesmente não dar um bom dia, amigos são raros e não tem opinião formada sobre nada. Temos o perfil cada momento uma foto esse é aquela pessoa que registra quase toda sua vida, seja ela intima ou profissional e posta nas redes, este perfil costuma postar fotos com as seguintes legendas: Chegando ao trabalho e  ainda coloca #meu trabalho # minha vida, reunião com o patrão, ou ainda no meu doce lar com minha amada esposa. Também temos o perfil amizade a vista são aquelas pessoas que vivem  declarando suas amizades na rede, parece que na cabeça desse tipo de pessoa soa pensamentos do tipo: É preciso que as pessoas vejam que eu sou amigo de fulano. Por fim temos o perfil desabafo esse é aquela pessoa que diante de uma situação de conflito seja ele pessoal ou profissional chega na rede e joga tudo no ventilador fala tudo nos mínimos detalhes e finaliza com essa frase épica "pronto falei". Tem outros perfis que ainda estou selecionando, mas o que tenho observado é que as redes sociais tem tornado as pessoas cada vez mais próximas virtualmente e distantes pessoalmente, também tem criado na minha opinião uma legião de idiotas, por exemplo não mim interessa sua opinião sobre política, futebol ou religião guarde-a pra você, eu não quero saber se você chegou ao trabalho, se está em reunião com o chefe ou se está em casa com sua mulher esses momentos fazem parte de sua vida profissional e pessoal não mim interessa saber, assim como também não quero saber se você é amigo de João, do Pedro ou do José suas amizades só desrespeita a você. Concluindo gente! Vivam mais o mundo real.
Autor: Vagner Soares

terça-feira, 18 de abril de 2017

A operação lava jato não mim impressiona!

Vejo com muito alarde os veículos de comunicação de nosso país noticiarem a operação lava jato como se fosse uma grande descoberta, ora qualquer pessoa com o mínimo de senso crítico sabe que a operação lava jato nada mais é do que o modo como o nosso sistema político funciona desde a redemocratização do nosso país, é triste  ter que afirmar isso, mas a política no Brasil é construída com trocas de favores entre políticos e os donos de grandes fortunas, seria muito ingênuo imaginar que uma empresa privada que busca incansavelmente o lucro doe milhões a um candidato e que não queira nada em troca. Muitos tentam generalizar dizendo que todo político é corrupto, não é bem assim existem políticos honestos o problema é que não dar pra ser político sem ser filiado a um partido e os partidos políticos fazem parte desse sistema corrupto e falido que está precisando urgentemente mudar. O cidadão brasileiro também deve começar a rever suas atitudes muitos ficam falando dos políticos, mas na primeira oportunidade se corrompem, corrupção não é só de grandes valores, vamos sermos mais honestos para termos o direito de cobrar honestidade. V.S.O

quarta-feira, 12 de abril de 2017

O mundo está cheio de falsos moralistas

É impressionante como certas pessoas têm a capacidade de demonstrar certos comportamentos que são alheios ao que ela realmente é, tem certos seres humanos aí que escrevem uma página inteira em redes sociais pregando tudo aquilo que ela não faz, tentando repassar um moralismo falso. As nossas palavras devem serem condizentes com nossos comportamentos não adianta nada pregar o que não faz, chega de hipocrisia e de besteiras nas redes sociais até parece que a gente não sabe quem é quem vamos ser mais tolerantes e amantes da verdade nada de ficar querendo ser a rainha ou rei do pedaço pois no fim a verdade sempre prevalece e contra fatos não há argumentos.

terça-feira, 11 de abril de 2017

A deseducação na educação.

A idéia de educação é muito abrangente e complexa é muito difícil definir de forma precisa o que realmente vem a ser educação, muitos pensam que educar é simplesmente ensinar ler e escrever, ensinar bons costumes e princípios éticos e morais aos alunos, na minha humilde e singela opinião a educação não é simplesmente isso ela vai muito além de meras definições simplistas, educar pressupõe repassar de forma consciente ou inconsciente certos comportamentos que serão internalizados pelos alunos de forma sistemática ou espontânea. Em muitos casos os professores exigem de seus alunos tudo aquilo que ele não pratica em sua vida de educador, exigem compromisso dos alunos, mas são totalmente descompromissados com a sua profissão, exigem respeito e em muitos casos são totalmente desrespeitosos com os alunos e até com os colegas de profissão, exigem bons exemplos, mas fora dos muros da escola se transforma num mau exemplo.

A escola no seu contexto pedagógico é o lugar onde o aluno deve ou deveria aprender princípios que nortearão seu caminhar ao longo de sua vida pessoal e profissional, mas a realidade mostra que a escola mais deseduca do que educa, seja pelos meios pedagógicos utilizados seja pelos exemplos comportamentais vivenciados pelos alunos no seio desta. Uma escola que promove ao mesmo patamar alunos compromissados e descompromissados não pode servir de exemplo. Os alunos de hoje serão a sociedade no futuro e é triste pensar que cada vez  mais teremos pessoas cada vez mais alienadas, descompromissadas mal educadas e carentes de conhecimentos. (V.S.O)