terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ser PROFESSOR!

             Todo dia é dia de refletir sobre a profissão só nós que estamos no dia-a-dia em sala de aula sabemos o tamanho da responsabilidade que nos é dada diariamente. Ser professor na atual conjuntura social e política é mais do que desafiador é um ato de coragem por isso é sempre bom refletir a cerca das seguintes questões: Onde estamos atualmente? Onde pretendemos chegar? E como?
Não é segredo pra ninguém que os governantes do nosso país não dão a devida valorização aos professores somos profissionais a serviço de um sistema educacional falido que não funciona mais é preciso inovar é preciso trilhar novos caminhos mas quando levantamos estas questões o que ouvimos é que a diferença deve ser feita por nós em sala de aula, muitas das vezes temos até vontade e disposição para fazer a diferença mas questões muitos maiores que nossa força de vontade nos impede.
                A diferença deve começar pela valorização da profissão, que o professor  tenha um pouco de dignidade, pois não é possível fazer a diferença em um ambiente de trabalho que não oferece as minimas condições, não é possível fazer a diferença quando o professor tem que trabalhar 300 horas para aumentar sua renda familiar e dar um pouco de conforto pra sua família, não é possível fazer a diferença seguindo um modelo educacional onde o professor é apenas orientado a fazer algo não tendo sua autonomia didática, se formos listarmos o que impede o professor de realmente fazer a diferença em sala de aula com certeza a lista será extensa, mas o mais importante devemos sempre fazer que é refletir sobre nosso papel na sociedade somos formadores de opinião e atores de muitas histórias que podem serem construídas ao longos dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário